Cerca de 70% das mulheres sofrem de enjoos matinais no primeiro trimestre, sendo que estes podem prolongar-se durante o resto da gravidez. As náuseas podem vir com ou sem vómitos, ocorrem principalmente na parte da manhã, mas podem se manifestar a qualquer momento do dia.

O mecanismo exato do desenvolvimento deste sintoma é desconhecido. Sabe-se, no entanto, que as alterações hormonais, principalmente estrogénio, progesterona e hCG (gonadotrofina coriônica humana) podem estar relacionadas com o quadro. Existem evidências de que quanto maior hCG no organismo, maior incidência de náuseas. Além disso a progesterona tem ação sobre a motilidade do trato intestinal, que se tiver mobilidade reduzida, demora mais tempo a esvaziar.

Em Medicina Tradicional Chinesa, as náuseas podem ter várias origens. Os tratamentos serão no sentido de fortalecer o sistema digestivo e equilibrar possíveis desarmonias quer com acupunctura, aconselhamento alimentar ou plantas.

Dicas gerais:

Hidratação – É muito importante mantermos uma boa ingestão de líquidos. A desidratação pode agravar os enjoos, e ao mesmo tempo, os enjoos, se acompanhados por vómitos, podem levar à desidratação. Nem sempre é fácil bebermos água enquanto nos sentimos enjoadas, podemos beber pequenos goles, ou optar por infusões de hortelã, gengibre ou água com pingos de limão ou ainda caldo de miso.

Manter os níveis de açúcar estáveis – Não estar muito tempo sem comer, e tentar evitar alimentos com alto índice glicémico, ou seja, que vão criar subidas e descidas grande de açúcar. Dar preferência por exemplo a pão integral, arroz integral ou batata doce.

Pontos de pressão – Pressionar o ponto 6MC pode ajudar a aliviar os sintomas.

Deixo aqui uma parte do documento das recomendações da OMS (Organização mundial de saúde) para uma experiência de gravidez positiva relativamente às náuseas:
“Gengibre, camomila, vitamina B6 e/ou acupuntura são recomendadas para alívio dos enjoos no início da gravidez, dependendo das preferências da mulher”

Mais informações: info@marciasampaio.com

 

Recent Posts

Leave a Comment