A investigação sobre o uso da acupunctura na preparação da mulher para o trabalho de parto, surgiu pela primeira vez em 1974, com um estudo realizado por Kubista e Kucera (https://www.researchgate.net/publication/284625163_Acupuncture_For_Prebirth_Treatment_An_Observational_Study_Of_Its_Use_In_Midwifery_Practice?fbclid=IwAR08bO5fk0G-MQ_Tzzm1m4H3kvfaDa557osgK9YXuHTU626EBpR1Ib7ibcM).

A pesquisa concluiu que a acupunctura, realizada uma vez por semana a partir das 37 semanas de gestação, foi bem sucedida na redução do tempo médio do trabalho de parto das mulheres submetidas ao tratamento.

À medida que nos aproximamos da data prevista de parto, algumas emoções podem surgir; medo, ansiedade, tensão física e emocional, etc. É importante para mulher criar espaço para ouvir o seu corpo, tempo para cuidar de si e disponibilidade para abrandar*.

Nestas sessões de preparação para o parto, vamos abranger tanto a parte física, como emocional e o feedback que vou recebendo tem sido muito positivo. As mulheres que se preparam para um parto fisiológico/vaginal, assim como as mulheres que por algum motivo irão para uma cesariana, podem beneficiar destes tratamentos que podem incluir as várias técnicas usadas na MTC (acupuntura, massagem, fitoterapia, dietética assim como alguns exercícios físicos).

Na minha experiência, tenho tido melhores resultados com estes tratamentos a iniciar pelas 36 semanas com frequência semanal.

Testemunho da Sara

“A Medicina Tradicional Chinesa ajudou-me bastante na gravidez a nível físico, no alívio das dores lombares e dorsais, e também a nível emocional fazendo-me sentir mais equilibrada e tranquila para o momento do parto.”

 

*o ideal será que a grávida tenha um acompanhamento não só nesta fase final, mas durante a maior parte da gravidez, pois além das questões físicas, todo o apoio emocional e informativo vai dar maior segurança para esta experiência única e nova. Pode ser um acompanhamento com medicina tradicional chinesa por alguém com especialidade nesta área, ou estes tratamentos como complemento ao acompanhamento de uma doula.

Estas sessões não substituem as consultas da equipa de saúde convencional.

Recent Posts

Leave a Comment