Desabafo
Por aqui as noites têm sido muito incertas. O Lucas ora acorda 1 ou 2 vezes, mama e dorme (o que para mim é muito tranquilo), ou tem noites que acorda mais vezes e quer ficar na mama.
O que está a acontecer (e reconheço isto da minha experiência com os mais velhos), é que nessas noites tudo desaba…a minha cabeça não pára de arranjar desculpas: será que é pelos 3 pré-molares que estão a nascer? Será que não dormiu bem na escola e não me disseram? Será que foi alguma coisa na refeição da noite? Se calhar tenho de lhe dar alguma coisa ou mudar alguma coisa…e por aí fora. O que sinto nessas noites é que ele não mama, ele “mastiga” os meus mamilos .
Durante algum tempo do pós-parto, sinto que as hormonas ajudam nos despertares noturnos, passados quase 18 meses, sinto que já não “aceito tão bem as noites que acorda mais vezes. É verdade que o sono não foi um tema aqui em casa até por volta dos 10 meses, altura em que começou a querer andar, a querer falar, em que sinto que o seu cérebro começou a despertar para muitas coisas novas que exigem mais e sei que isso é um desafio espetacular para eles, mas que talvez também tenha influencia no sono.
Nas noites mais desafiantes, pondero fazer o desmame noturno, porque até o som dele na mama me incomoda, mas depois vêm outras mais fáceis e vou cedendo, até porque é algo que continuo a gostar muito. Para quem pretende deixar as mamadas da noite, se o fazem porque já não conseguem mais, peçam ajuda, a @eumaedoula dá esse apoio de uma forma respeitosa. Para que o faz porque acha que os bebés vão passar a dormir a noite toda, não há evidencia nesse sentido e a verdade é que tenho casais que o fizeram e de facto melhorou o sono, mas muitos outros não.
E depois é isto, ora quero que durma a noite toda…ora quero aproveitar estes momentos todos, porque sei que passam, e passam rápido (“os dias/noites passam demasiado devagar, os anos demasiado rápido”). E a verdade é que já tenho um filho com quase 13 anos e outro com 10.
Procurem fazer sempre o que vos faz sentido e que deixa o vosso coração tranquilo. Não há verdades absolutas, ninguém conhece o vosso bebé e a vossa realidade melhor do que vocês.
Um abraço a todas