Creme/pudim de alperce

 

Há 13 anos, a experiência mais intensa e especial que vivi. Não foi o parto que imaginei, mas foi sem dúvida dos momentos mais emocionantes da minha vida. Sei que a experiência de parto é muito pessoal, sei que o que sentimos no momento e o que sentimos ao conhecer o nosso bebé pode ser muito diferente.
Aqui foi uma emoção e um amor que não se explica. O Santiago nasceu por cesariana, não o ouvi chorar no imediato (estava um pouco atrapalhado e precisou de uma ligeira ajuda), foram 2 minutos de silêncio difíceis em que eu só perguntava se ele estava bem e porque não o ouvia (diziam-me que ele estava bem, o Sérgio inclusive dizia que já o tinha ouvido) , e de repente o choro, o verdadeiro choro, misturado com todos os fluidos …que emoção ouvi-lo, ele chorava e eu chorava, colocaram-no no meu peito e ele coloca a mão, quentinha e húmida no meu rosto. Eu falo com ele “oh meu amor” e ele pára de chorar 😍❤️.

A maternidade/parentalidade trás muitos desafios, mas a mim trouxe o melhor da minha vida. Parabéns querido Santi.

0 Read More

Dia Mundial da Alimentação

 

🍎DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO🍎
Saúde, Qualidade de Vida & Bem- Estar
Neste dia em que se relembra a importância da alimentação e do seu impacto na saúde, partilhamos alguns hábitos saudáveis a manter, para uma boa manutenção ou revitalização da saúde e do Bem-estar.
🌟Tão importante quando a seleção de hábitos, alimentos e receitas saudáveis, é cultivar amizades que nos façam sorrir e fluir sinergicamente nas missões que temos na Vida.
🙏Obrigada queridas amigas e colegas Márcia Sampaio MTC/Doula e Ana Raquel Marques, por esta tarde maravilhosa e por toda a fluidez em cada projeto que abraçamos…
…tarde a repetir 😊
Fotografia: Catarina Pedro
0 Read More

Medicina Tradicional Chinesa

Recebo com frequência telefonemas ou mensagens a perguntar se a medicina tradicional chinesa pode ajudar ou mesmo curar determinadas patologias/sintomatologia.

Tenho alguma dificuldade em responder a estas questões, uma vez que a medicina chinesa atua no nosso corpo de forma fisiológica e procura estimular o equilíbrio/cura. Obviamente que existem doenças crónicas ou situações em que não vamos conseguir propriamente eliminar a doença, mas posso dizer abertamente, que na maioria dos casos obtemos resultados muito positivos no sentido de melhorar a qualidade de vida (diminuir ou eliminar dor, melhorar parâmetros clínicos, acelerar o processo da cura, diminuir ou eliminar alguns sintomas associados, melhorar o ciclo menstrual, potenciar o bem estar, etc).

Quando são situações com as quais não tenho experiência, nem são do meu âmbito de estudo, prefiro encaminhar para algum colega que sei que vai conseguir ajudar, mais do que eu.

E apesar de aprendermos medicina chinesa em todas as suas especialidades, a verdade é que não vamos conseguir aprofundar todas essas áreas. Assim vamos ter especialistas especializados para melhor contribuir para a saúde de quem nos procura

Obrigada colegas, pela vossa dedicação.

#mtc #medicinachinesa

0 Read More

Dicas para o Outono

Nestes dias, em que o vento mais frio já se começa a sentir, venho deixar uma dica.

Protejam a zona do vosso pescoço e garganta. É uma zona muito suscetível à entrada do vento (tem mesmo o nome de porta/portal do vento) e esse vento, na visão da MTC tem uma ação nociva, debilitando o sistema imunitário, fragilizando meridianos e podendo permitir a entrada da doença. Basta colocar um cachecol, um lenço ou uma gola e já esta.

Aproveito para lembrar que manter os pés quentes, assim como a zona lombar e o baixo ventre, também é sempre uma boa ideia

0 Read More

Desabafo

Desabafo

Por aqui as noites têm sido muito incertas. O Lucas ora acorda 1 ou 2 vezes, mama e dorme (o que para mim é muito tranquilo), ou tem noites que acorda mais vezes e quer ficar na mama.

O que está a acontecer (e reconheço isto da minha experiência com os mais velhos), é que nessas noites tudo desaba…a minha cabeça não pára de arranjar desculpas: será que é pelos 3 pré-molares que estão a nascer? Será que não dormiu bem na escola e não me disseram? Será que foi alguma coisa na refeição da noite? Se calhar tenho de lhe dar alguma coisa ou mudar alguma coisa…e por aí fora. O que sinto nessas noites é que ele não mama, ele “mastiga” os meus mamilos .

Durante algum tempo do pós-parto, sinto que as hormonas ajudam nos despertares noturnos, passados quase 18 meses, sinto que já não “aceito tão bem as noites que acorda mais vezes. É verdade que o sono não foi um tema aqui em casa até por volta dos 10 meses, altura em que começou a querer andar, a querer falar, em que sinto que o seu cérebro começou a despertar para muitas coisas novas que exigem mais e sei que isso é um desafio espetacular para eles, mas que talvez também tenha influencia no sono.

Nas noites mais desafiantes, pondero fazer o desmame noturno, porque até o som dele na mama me incomoda, mas depois vêm outras mais fáceis e vou cedendo, até porque é algo que continuo a gostar muito. Para quem pretende deixar as mamadas da noite, se o fazem porque já não conseguem mais, peçam ajuda, a @eumaedoula dá esse apoio de uma forma respeitosa. Para que o faz porque acha que os bebés vão passar a dormir a noite toda, não há evidencia nesse sentido e a verdade é que tenho casais que o fizeram e de facto melhorou o sono, mas muitos outros não.

E depois é isto, ora quero que durma a noite toda…ora quero aproveitar estes momentos todos, porque sei que passam, e passam rápido (“os dias/noites passam demasiado devagar, os anos demasiado rápido”). E a verdade é que já tenho um filho com quase 13 anos e outro com 10.

Procurem fazer sempre o que vos faz sentido e que deixa o vosso coração tranquilo. Não há verdades absolutas, ninguém conhece o vosso bebé e a vossa realidade melhor do que vocês.

Um abraço a todas

0 Read More

Dores menstruais

Dores menstruais

Não é um tema novo, mas reforço que dores intensas que têm impacto no teu dia a dia, dores incapacitantes, tensão mamária que dificulta os movimentos dos braços, irritabilidade excessiva pré menstrual, coágulos grandes, NÃO É NORMAL.

Na menstruação poderás sentir um desconforto, mais necessidade de recolhimento, mas não dor intensa.

A medicina chinesa (juntamente com a medicina convencional) pode ajudar muito

#ginecologiamtc #medicinachinesa #mtc

0 Read More

Sono dos bebés

Sono dos bebés

Disse numa publicação anterior que iria trazer o tema de novo, mas confesso que ando às voltas e não encontro o caminho certo. O sono é algo muito pessoal, sinto que o mais importante é encontrarem o equilíbrio familiar, aquilo que vos vai fazendo sentido e que permita que vocês, cuidadores, e o bebé, descansem.

Mas a mensagem que vos quero passar é para confiarem, os vossos bebés sabem dormir, apenas precisam de se sentir seguros.

Reconheço que a privação do sono é algo sério e entendo que muitas vezes se recorra a ajuda, tenham sempre a consciência que essa ajuda deve chegar de um lugar de respeito pelas necessidades do bebé.

Do meu lado deixo algumas pequenas dicas que talvez possam ajudar:

– Deixar as crianças brincarem ao ar livre em algum momento do dia

– Evitar saltar sestas durante o dia (pelo menos a minha experiência, ao contrário do que se diz muitas vezes, é que um bebé que salte sestas, tende a dormir pior. Tentar deitar/adormecer antes de estar demasiado cansado

– Diminuir os estímulos/criar um ambiente propício (como usar luzes mais suaves) antes de ir dormir (tal e qual como devemos criar condições para meditarmos, para assumirmos o abrandamento mental, a criança também precisa desse tempo para ir percebendo que se vai entregar ao sono)

– Podem criar algum tipo de ritual (brincadeira tranquila, ler uma história, cantar uma música, massagem, despedir de todos em casa, dar de mamar, etc)

– Evitar ecrãs antes de ir dormir

Além disso, podem sempre procurar alternativas como aromaterapia, medicina chinesa, reflexologia ou outra terapia com que se identifiquem.

E mais importante, peçam ajuda, percebam se podem ajustar os vossos dias de forma a que haja mais tempo e disponibilidade para os finais do dia em família, planeiem refeições e compras, procurem locais onde possam ir buscar comida saudável e caseira num dia mais caótico e conversem/comuniquem muito em casal.

0 Read More

Grávida

Em que situações uma grávida, pode/deve recorrer a uma consulta com especialista de MTC (de preferência com formação na área de obstetrícia)?

Sou suspeita , mas SEMPRE. Não são consultas obrigatórias, claro, e não substituem as consultas regulares de especialidade, mas sinto que podem fazer a diferença em diversas situações.

Na consulta há tempo para ouvir, escutar verdadeiramente. É um espaço de acolhimento, onde a mulher/casal poderá partilhar sentimentos, dúvidas, o que quiser.

O objetivo é podermos dar apoio emocional, mas também numa série de questões físicas, comuns à gravidez e que muitas vezes não há outras respostas.

Estes são apenas alguns exemplos:

-Enjoo/vómitos

– Azia

– Obstipação/diarreia

– Hemorróidas

– Dores

– Edema

– Bebé pélvico

– Restrição de crescimento

– Insónia

– Cansaço

– Preparação para o parto/parto

– Pós-parto

– Congestão mamária

– Hipogalactia

Se estás grávida, conta comigo para te acompanhar

0 Read More
Instagram
WhatsApp