Sono dos bebés
Disse numa publicação anterior que iria trazer o tema de novo, mas confesso que ando às voltas e não encontro o caminho certo. O sono é algo muito pessoal, sinto que o mais importante é encontrarem o equilíbrio familiar, aquilo que vos vai fazendo sentido e que permita que vocês, cuidadores, e o bebé, descansem.
Mas a mensagem que vos quero passar é para confiarem, os vossos bebés sabem dormir, apenas precisam de se sentir seguros.
Reconheço que a privação do sono é algo sério e entendo que muitas vezes se recorra a ajuda, tenham sempre a consciência que essa ajuda deve chegar de um lugar de respeito pelas necessidades do bebé.
Do meu lado deixo algumas pequenas dicas que talvez possam ajudar:
– Deixar as crianças brincarem ao ar livre em algum momento do dia
– Evitar saltar sestas durante o dia (pelo menos a minha experiência, ao contrário do que se diz muitas vezes, é que um bebé que salte sestas, tende a dormir pior. Tentar deitar/adormecer antes de estar demasiado cansado
– Diminuir os estímulos/criar um ambiente propício (como usar luzes mais suaves) antes de ir dormir (tal e qual como devemos criar condições para meditarmos, para assumirmos o abrandamento mental, a criança também precisa desse tempo para ir percebendo que se vai entregar ao sono)
– Podem criar algum tipo de ritual (brincadeira tranquila, ler uma história, cantar uma música, massagem, despedir de todos em casa, dar de mamar, etc)
– Evitar ecrãs antes de ir dormir
Além disso, podem sempre procurar alternativas como aromaterapia, medicina chinesa, reflexologia ou outra terapia com que se identifiquem.
E mais importante, peçam ajuda, percebam se podem ajustar os vossos dias de forma a que haja mais tempo e disponibilidade para os finais do dia em família, planeiem refeições e compras, procurem locais onde possam ir buscar comida saudável e caseira num dia mais caótico e conversem/comuniquem muito em casal.