A Medicina Tradicional Chinesa

A Medicina Tradicional Chinesa (MTC), é a denominação dada ao conjunto de práticas de medicina tradicional em uso na China, desenvolvidas no curso de sua história. É utilizada principalmente como medicina complementar, com caráter integrativo e não substitutivo – à medicina alopática.

É uma disciplina que trata da fisiologia e patologia humana, do diagnóstico, tratamento e prevenção das doenças. A MTC dispõe de um sistema teórico integrado específico, com uma história de vários milhares de anos e rica em experiência clínica. O sistema teórico da MTC é constituído pelas doutrinas sobre o Yin-Yang e os cinco elementos, órgãos Zang-Fu, meridianos, patogénese, síndromes, técnicas de diagnóstico, princípios terapêuticos, preservação da saúde e dinâmica dos cinco elementos e seis factores naturais.

São 5 os principais métodos de tratamento Medicina Tradicional Chinesa:

1. Acupunctura
2. Tuina
3. Dietética
4. Fitoterapia
5. Chi Kung

Em complemento, outras técnicas podem ser usadas como: moxabustão, ventosaterapia, auriculoterapia, gua sha, eletro-estimulação, laser.

O diagnóstico é feito através de um interrogatório preciso e técnicas de observar, ouvir, cheirar, perguntar e tocar.

Destacam-se no diagnóstico a observação da língua e o exame do pulso, que fornecem informações preciosas e exactas sobre a condição de saúde do paciente.

 

Medicina tradicional Chinesa

 

Acompanhe-me aqui