Ingurgitamento e ductos bloqueados

Hoje venho falar da minha experiência com a acupuntura (MTC) em casos de ingurgitamento e ductos bloqueados.

Estas duas situações, assim como, mamilo doloroso/ferido e mastites, são as principais situações a afetar a mama durante a amamentação e que levam as mães a procurar ajuda, ou até mesmo a desistir.

Os ductos mamários são os canais de drenagem do leite materno (das glândulas/alvéolos até ao mamilo). Por vezes há um bloqueio desses ductos, formando-se nódulos que impedem a passagem do leite. Pode ser acompanhado de dor, vermelhidão local e calor, e devemos procurar atuar logo, para evitar o desenvolvimento de mastites.

A abordagem, assim como o tratamento são únicos para cada mulher. Devemos analisar o enquadramento de todo o processo para que possamos fazer as recomendações mais adequadas. Além da parte física, a questão emocional tem um peso muito grande nestas situações.

ingurgitamento e ductos bloqueados

(imagem retirada do site: https://fundoimmlaco.pt/prevencao/)

 

Algumas recomendações gerais:

– Evitar uso de soutien com arame ou soutiens/tops apertados

– Evitar subir ou descer a camisola para amamentar, deixando-a a vincar alguma parte da mama

– Dar mama em livre demanda, evitando intervalos longos entre mamadas

– Verificar a pega do bebé (ou procurar ajuda nesse sentido) Video

– Oferecer a mama com o bebé em diferentes posições

– Massajar a mama, principalmente na zona do nódulo, e em direção ao mamilo

 

Deixo um feedback de uma mãe com uma bebé de 3 meses, que teve desde sempre a mama muito cheia e facilmente formando nódulos. Estava a tornar-se muito cansativo, pois extraía manualmente o leite após cada mamada.

 

“Olá Márcia, não quero estar a chatear nestes dias, mas tinha de enviar mensagem. As minhas mamas melhoraram muuuuiiiitoooo…É impressionante. Não quero deitar foguetes cedo demais, mas estou tão contente. Não têm encaroçado e já aguento de uma mamada para a outra. Tenho dado mama em exclusivo à Clara.”

 

*Um especial agradecimento à minha colega Rita Monteiro Miguel que se dedicou a estudar este assunto, apresentando e partilhando a sua Monografia de final de curso sobre este tema.

 

ingurgitamento e ductos bloqueados

Recent Posts

Leave a Comment