Todas as estações do ano, têm uma influência particular no nosso organismo. Como podemos ajustar o nosso corpo e ritmo à Primavera?

A Primavera é a estação do elemento madeira, caracterizada pelo vento. O Fígado é o órgão associado a esta estação, e muito afetado por esta condição. Nesta estação do ano, temos uma energia de maior inspiração, limpeza, atividade, movimento, crescimento e renovação. Se a bloqueamos podemos criar sentimentos de frustração, raiva e estagnação.

É importante uma alimentação adequada, exercício moderado e descanso suficiente.

Recomendações gerais:

– Os dias maiores fazem com que algumas pessoas durmam menos. Continua a ser importante uma boa noite de sono reparador.

– Fazer exercício mantém-nos ativos, devemos sair para exercícios ao ar livre caminhadas, yoga, alongamentos. Tudo o que mantenha o corpo em movimento e alongado.

– Aproveitar esta energia de começo e renovação para “destralhar” a sua casa. Quando deixamos ir o que não precisamos, permitimos espaço para coisas novas.

– Boa altura para desintoxicar o corpo, eliminar os alimentos mais pesados e calóricos, fritos e processados. Começar a inserir alimentos mais frescos.

– Aproveite esta energia de inicio e criação para começar algo novo.

– Agasalhar bem a região cervical para proteger do vento (cachecol, echarpe, lenço).

 

Alimentos a evitar:

– Fritos

– Álcool

– Lacticínios

-Farinhas brancas

– Alimentos processados

– Moderar o consumo de carnes

 

Alimentos recomendados:

– Vegetais verdes crus, escaldados ou salteados na wok (espinafre, rama de beterraba, agrião, rúcula, couve pack choi, acelgas, ect).

– Os rebentos também são uma excelente opção nesta altura do ano, podem ser comidos crus ou salteados com outros vegetais

– Amaranto, quinoa, millet, cevada

– Fermentados como a kombucha, kimchi, chucrute, pickle caseiro

– Infusões de dente-de-leão ou hortelã

 

Estes conselhos devem ser seguidos com bom senso. Na visão da Medicina Tradicional Chinesa, devemos adaptar a alimentação a cada um, de acordo com as características pessoais.

No entanto, estas recomendações gerais podem ajudar a manter o equilíbrio e evitar as doenças mais comuns da Primavera.

Se precisar de ajuda teremos todo o gosto em ajudar.

Recent Posts

Leave a Comment