Zuo Yue zi é um período de 30-40 dias pós parto, onde a mulher deve ter alguns cuidados.

Na visão da Medicina Chinesa,  gerar uma vida, a gravidez e o parto trazem um desgaste brutal a uma mulher. Nos dias seguintes aos parto, devemos evitar tudo o que possa agravar esse desgaste e ao mesmo tempo tonificar, cuidar e nutrir a recente mãe.

Existem tradicionalmente regras muito restritas e obviamente deslocadas da realidade de hoje. Mas deixo aqui algumas recomendações que considero importantes dentro desta visão:

Nesse período procurar estar o mais deitada e/ou sentada possivel (obviamente contando com ajuda do companheiro/a e família)

Evitar estar sujeita a frio, isso implica ter os pés sempre quentes e sempre que se lavar o cabelo, usar o secador (evitar mesmo ficar com a cabeça molhada).

Gerir bem as visitas. Perceber como e com quem se permitem gastar energia. A disponibilidade da mãe nesse primeiro mês, deve ser o mais possível para ela e para o bebé.

Podem usar um lenço ou pano a envolver a bacia e o abdómen, apenas para conforto de uma zona que esteve preenchida com uma vida e de repente fica vazia. Atenção, o objetivo não é de todo que se exerça pressão. A pressão nessa zona frágil, pode lesar a zona mais fragilizada (pavimento pélvico).

Alimentação: para recuperar Qi e sangue, recorrer a alimentos de folha verde, vermelhos e laranja. Deverá ser uma alimentação maioritariamente cozinhada (apesar dos alimentos crus possuírem mais nutrientes, requerem mais esforço ao corpo para o processo da digestão).

Os caldos (de vegetais, carne ou peixe), miso, sopas, estufados, cereais integrais cozinhados por bastante tempo (congee), fruta cozinhada, algumas especiarias (de natureza morna/quente) e alguns chás, são excelentes opções.

 

#posparto #mtc #mtcgravidez#gravidas #gravidezmedicinachinesa#acupuncture #acupunturanagravidez#acupunturaeparto#acupunturaposparto#medicinachinesa

 

Recent Posts

Leave a Comment